19 de julho de 2016

Anilhando Canários

A anilha é um anel metálico inviolável fornecido pela FOB (Federação Ornitológica do Brasil) aos criadores através dos clubes filiados.
Ela é a identificação da ave e é fornecida mediante rigoroso controle pelos clubes e pela FOB, portanto não pode apresentar qualquer sinal de adulteração. Nela estão gravados: sigla da federação, código do clube, número de registro do criador no clube, número da ave e o ano de seu nascimento.

Para colocação da anilha, segurar a ave com a mão esquerda e com a direita a anilha, deixar o dedo posterior no sentido da perna, a seguir introduzir os dedos dianteiros na anilha, fazendo com que passe para a perna com leve movimento giratório; após, liberta-se o dedo posterior.
Esta colocação deve ser efetuada entre o 5º e o 8º dia de vida da ave, dependendo do seu desenvolvimento. Apesar de aparentemente simples, recomenda-se o máximo de cuidado para evitar traumatismo à ave.

Observação: O anilhamento, teoricamente deve ser feito entre o 5º e o 8º dia de vida do filhote, mas é necessária a observação do desenvolvimento, pois em um mesmo ninho há filhotes que se desenvolvem mais rápido que os seus irmãos.

1º – Comece pegando as anilhas, colocando-as de “ponta-cabeça” em uma mesa forrada com papel toalha ou jornal e lubrifique-as com vaselina líquida.

2º – Em seguida, pegue o ninho com os filhotes a serem anilhados e coloque-os ao lado das anilhas já lubrificadas.

3º – Pegue um dos filhotes na mão e com a outra mão o anel. Passe a anilha pelos três dedos anteriores.

4º – Deslize a anilha até o início da articulação. Segure a ponta desses dedos e desloque a anilha através do dedo posterior, que deve estar no mesmo sentido da perna, fazendo com que o anel passe para a perna.

5º – Em seguida liberte o dedo posterior, desenganchando-o da anilha, Essa operação pode ser facilitada, untando-se os pés dos filhotes com vaselina ou outro lubrificante neutro.

6º – Após libertar o dedo posterior, coloque o filhote no ninho e volte o ninho para o mesmo lugar onde estava. Observe mais tarde se está tudo bem com os filhotes anilhados.



Um comentário:

  1. meucanario parou de cantar,nao e muda de pena o que sera?

    ResponderExcluir