23 de julho de 2016

Ovoscópio

A ovoscopia é o processo de verificação da presença ou não da formação do embrião dentro do ovo em questão. É realizado pela maior parte dos criadores e tem 100% de sucesso, excluindo os casos de mortes embrionárias, onde o ovo está fértil porém o desenvolvimento do embrião acaba sendo prejudicado por algum outro agravante.

O criador que aplica o método da ovoscopia em seu plantel, tem como vantagens, saber da situação atual do ovo examinado, e desta maneira, poder retirar os ovos "não férteis" da fêmea para que ela reinicie uma nova postura sem se desgastar. Ao meu ver não há desvantagens quando o assunto é a ovoscopia.
 

Ele pode ser feito de uma maneira muito fácil, e o processo de verificação da fertilidade é extremamente simples, sem segredo algum.

Os materiais usados para a construção de um ovoscópio são:
  • Madeira                                                                   
  • Lâmpada incandescente de 40 a 100 Watts               
  • Fios - Interruptor de campainha 
  • Papel vegetal                                                               
O método para a construção é o seguinte:

Para começarmos cortamos as madeiras com as devidas proporções de medida: área de 0,04 m² na base e no topo de madeira, com espessura de 1 cm. Altura de 30 cm e madeira com espessura de 1 cm. 

Desta maneira obteremos um retângulo, e a caixa estará montada. Agora, basta fazermos as instalações elétricas com a lâmpada na direção vertical, sentido de baixo para cima. Feito isto, recobrimos a parte de dentro com papel vegetal não deixando frestas, para uma melhor reflexão da luz. 

Após feito todo esse processo, fechamos a caixa e fazemos um furo na parte central superior de aproximadamente 1 cm de diâmetro para colocarmos o ovo e constatarmos a presença ou não do embrião como na figura ao lado.
Está pronto nosso ovoscópio e podemos então começar a fazer a ovoscopia.

Para quem não está afim de fazer um ovoscópio, também existe o produto pronto para venda em um preço bem acessível na loja virtual Terra dos Pássaros.




 Lembrando que é aconselhável realizar a ovoscopia entre o 5º e 8º dia após a fêmea ter começado a incubação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário